sexta-feira, 1 de maio de 2015

Em alerta ⚠

Segundo O Novo Dicionário da Bíblia, a consciência é a faculdade de  conhecimento paralelo de si mesmo, um meio de  julgamento moral. 
A consciência nos orienta a distinguir moralmente o que é certo e errado, nos faz aprovar o que é bom e reprovar o que é mal.
O apóstolo Paulo, menciona alguns tipos de consciência em sua  primeira epístola a Timóteo, a consciência boa, a consciência pura e a consciência cauterizada. 
Embora esta faculdade humana sirva de indicativo, uma espécie de alerta ⚠ para avaliar nossa moralidade, a 
consciência cauterizada citada por Paulo parece perder esta propriedade, pois torna-se insensível ao pecado, anestesiada, sem sentir o grave mal causado pelas transgressões. 
A  cauterização é uma queimadura intensa e muito profunda que destrói o tecido envolvido.
"pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada". 1Tm 4.2
Esse tipo de consciência  se encontra  "calejada". Isso indica que não foi instantaneamente que isso ocorreu, pois o calo  é uma área endurecida na camada superior da pele que fica rígida decorrente do atrito frequente em que  é submetida, e assim como o tecido calejado, a consciência cauterizada não  consegue mais  perceber quando algo incomoda, dói ou causa sofrimento ao seu espírito.
O pecado adormece o senso moral, traz um certo amortecimento quanto às verdades de Deus, enrijecendo nossa mente,  tornando-a impenetrável ao arrependimento.
Neste caso, o arrependimento é considerado irrelevante e não tem sentido a confissão, uma vez que suas ações pecaminosas não são concebidas como tais.
A advertência  de Paulo deve ser o nosso alvo, a fim de que guardemos  a nossa mente de qualquer enrijecimento concernente aos valores de Deus 
"guardando o mistério da fé numa consciência pura". 1Tm 3.9
A consciência pura, ao contrário da cauterizada, busca uma vida de santidade, humildade e transformação diária na presença do Senhor.
Amo vocês 
Clébia ✌

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Que o Espírito Santo de Deus, que habita em nós, nunca nos deixe perder essa sensibilidade da consciência, tão necessária pra nos afastar de toda aparência do mal.

    ResponderExcluir