sábado, 23 de maio de 2015

Coração abnegado

📝 Há alguns meses, falei em um congresso de mulheres sobre a lindíssima vida de  Rute, suas  escolhas, caráter, abnegação e amor. O tema era "Uma mulher firme em seus propósitos". Eu não tive dúvida, o meu coração pulsou pela história da vida de Rute.
Quem conhece essa história sabe que ela é muito mais do que uma história encantadora, ela é uma  história de amor, deleite e  redenção. Impressionei-me com a vida dessa moabita.
A fuga de Belém para Moabe trouxe grandes desastres para a família de Elimeleque. Buscar refúgio fora da vontade de Deus é um grande engano. Foram para Moabe em busca de sobrevivência e encontraram morte.
Depois de Elimeleque e seus filhos terem morrido,  sua esposa Noemi ficou sozinha em em terra estranha, acompanhada apenas de suas duas noras.  Desolada, quando ouviu rumores de melhoria em Belém, ela decidiu voltar  para sua pátria, voltar para os seus.
Em meio a amargura e o infortúnio, Noemi não exige de suas noras que a acompanhe, mas que voltem para suas casas e refaçam sua vida. Orfa segue o conselho de sua sogra, mas Rute demonstrou uma disposição diferente:
"Respondeu, porém, Rute: Não me insistes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus. Rt 1.16
Nada desmotivou o coração de Rute, a acompanhar Noemi, nem o desconhecido, nem o fato de ser viúva e enfrentar numa terra estranha num lugar sem nenhum parentesco. Rute estava desobrigada da tarefa de cuidar da sua sogra, nada mais as unia. Mas Rute não pensou assim, ela manifestou um coração de fidelidade , comprometeu-se não apenas com sua sogra,mas também com o seu povo e com o Seu Deus, fez uma aliança e a considerou inquebrável. A expressão máxima de alguém que é marcado pelo amor é doar-se! Noemi olhou para a vida diante dela  com desilusão ,Rute olhou com fé e entregou-se.
E como a providência de Deus é maior que qualquer tragédia,  pois o Senhor transforma  desastres em cenários de esperança, a história dessas mulheres, levou a participação de Rute no plano redentivo de Deus. 
Sua fidelidade, preserverança,  compromisso e doação fez seu nome  ocupar o lugar mais privilegiado que alguém pudesse imaginar: um espaço na genealogia de Cristo.
Doar-se sempre será  uma ação que alegra o coração de Deus.
Amo Vocês 
Clébia ✌

Um comentário: