sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Sejamos prontos

Falar é bem mais fácil que ouvir.  Somos impelidos a "soltar o verbo", a  dizer tudo o que bem queremos e entendemos,  muitas vezes não medimos palavras,  não economizamos o nosso palavreado,  para opinar, criticar, reclamar, advertir, murmurar, confrontar... Enfim, somos prontos para falar, na verdade, estamos sempre prontos para falar! 
Porém,  a Palavra de Deus nos instrui de maneira contrária,  prontos mesmo,  devemos estar para ouvir! 
"Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar..."  Tg. 1. 19
Que coisa difícil!  Mas completamente possível e recompensadora. Por que devemos estar prontos para ouvir? O ouvir pressupõe obediência,  cautela, prudência, humildade...  
Que a nossa boca seja mais lenta, que os  nossos ouvidos sejam  mais rápidos,  que a nossa mente esteja  envolvida no desejo de  obedecer Àquele que nos criou e deseja nos dar uma vida de excelência sem precipitações no agir, nem no falar, colhendo frutos sadios dessa prática tão valorosa que é ouvir. 
Assim, não sofreríamos mais o arrependimento de palavras que não podem mais ser engolidas e que uma vez ditas, podem ter causado inúmeros problemas, conflitos e dores.
Amo vocês 
Clébia ✌

6 comentários:

  1. Verdade.Meu pai já nos dizia: pense três vezes antes de falar. Depois de ditas fica o registro.Quando o Senhor nos deixou escrito:todo homem seja pronto para ouvir e tardio para falar, é porquê Ele bem sabe que em uma fala sem pensar,poderão ter consequências terriveis. Que o Espírito Santo,so me deixe falar o que alegra,edifica...o amor de Cristo as pessoas.Amém.

    ResponderExcluir
  2. Palavra desafiadora. Que o Espírito Santo nos capacite e em especial a nós, mulheres, que adoramos tagarelar.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de ouvir, é até mais econômico e nós dá discernimento... Sempre que acontece ao contrário é um desastre.

    ResponderExcluir