domingo, 25 de outubro de 2015

O zelo indispensável

As nossas palavras são, muitas vezes, a avaliação mais óbvia e exata da realidade e profundidade da nossa experiência cristã,  da extensão do nosso amor por Cristo e pelos outros. 
Palavras são importantes e elas permanecem vivas em sua influência sobre as pessoas. Elas demonstram o nível do nosso relacionamento com Deus e revela quem somos.
Os males decorrentes das palavras precipitadas, malditas, mal empregadas, tolas, descuidadas, podem prejudicar muito mais do que pretendemos. 
Não  imaginamos  quantas palavras críticas, queixosas, negativas, malediscentes, impensadas... estão registradas na mente ou no coração de alguém, e o que é pior,  proferidas por nós. 
"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem". Ef.4.29
Palavras que edificam, que ministram graça são mais que necessárias,  sao imprescindíveis para que evidenciemos o nosso amor a Cristo e às pessoas. 
"Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo". Pv.25.11
Precisamos disciplinar a nossa língua,  ter cuidado ao proferir aquilo que sabemos não ser elogioso ou louvável. Deus ouve as nossas palavras,  nenhuma delas deixou de ser considerada por Ele. Isso deveria nos constranger e nos levar a um compromisso diário em ponderar tudo o que sai da nossa boca. 
A peneira aqui não  é somente daquilo que ouvimos, mas principalmente do que falamos.O zelo no falar identifica o nosso zelo por Deus, o zelo no falar constrói relacionamentos fortes e seguros, o zelo no falar nos aproxima das pessoas,o zelo no falar manifesta sabedoria. 
Que aprendamos usar adequadamente as nossas  palavras.
"Palavras suaves são como favos de mel, doçura para a alma e saúde para o corpo" Pv.16.24
Amo vocês 
Clébia ✌

3 comentários:

  1. Muito profundo esse devocional, vc é uma bênção_😘

    ResponderExcluir
  2. Muito profundo esse devocional, vc é uma bênção_😘

    ResponderExcluir
  3. Amém! É um dos meus versículos chave, Ef.4.29, me entristece muito qd não vigio minha lingua e sai no impulso e magoa alguém...

    ResponderExcluir