quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Da caverna para o monte

A Bíblia relata a história de um profeta que enfrentou situações desafiadoras, mas quando se deparou com uma situação,  aparentemente, bem menos complicada,  ele teve reações que não condizem com um coração confiante. Esse relato é descrito em 1 Rs.19.1-16
O profeta Elias quando ameaçado por uma mulher,  reagiu de modo inusitado, fugiu paralisado pelo medo. Muitos são os que fogem em momentos que devem enfrentar. Jonas fugiu quando deveria ter cumprido prontamente a sua missão ,  os discípulos fugiram quando deveriam ter admitido serem seguidores do Mestre, Moisés fugiu quando deveria ter enfrentado as consequências do seu erro. A fuga é sempre uma falsa defesa, algo que nos leva para longe da resolução dos problemas e nos faz vivenciar resultados aterradores posteriormente.
A fuga nunca vem desacompanhada, ela traz consigo o sentimento de insignificância que tenta fortemente minimizar a nossa fé. Outro companheiro da fuga é o desânimo,  um aliado inseparável que faz com que sua vítima se prostre e mergulhe no mar da derrota. Não poderia faltar o sentimento de solidão para completar o arsenal das trevas. Toda essa descrição fez parte dos momentos vividos por Elias,  naqueles dias em que ele permaneceu fazendo o que considerava correto, enclausurando-se em uma caverna. 
Mesmo agindo dessa maneira, Elias obteve o cuidado do nosso Deus, sua fidelidade e ternura ao tratar com este profeta foi impressionante. Alimentou Elias em todos os sentidos e ordenou que ele saísse da caverna e fosse para o monte. 
Nosso lugar não é na caverna do medo, do desânimo, do fracasso, da solidão,  mas no monte da Presença de Deus, frente à sua vontade, seguindo ao seu comando,  sob a sua direção. Não tome posição de somenos importância,  não finja que não escutou a orientação,  não tome decisões à revelia, não siga a  direção contrária, não vá para a caverna. 
Espere, ouça, avalie, pondere e obedeça. Seja qual for a ameaça,  o medo, o problema, o inimigo...Deus o levará ao monte! Ele o conduzirá à sua Presença.
Amo vocês 
Clébia ✌

2 comentários: