segunda-feira, 13 de julho de 2015

Sê propício a mim, pecador!

O povo que morava em Jerusalém ia  frequentemente ao templo para orar, ali  era o centro da sua adoração. Jesus narrou uma parábola direcionada a alguns que confiavam em si mesmos,  por se julgarem justos,  se consideravam superiores, desprezando os outros. 
Dois homens, duas reações,  dois corações distintos, duas percepções de quem Deus é, dois entendimentos do que Deus deseja de nós.
"O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda como este publicano.Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho.Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, o pecador! Lc. 18.11-13.
Na realidade,  o fariseu não foi ao templo orar a Deus, mas sim para anunciar aos outros a sua bondade, queria mostrar às pessoas o que ele fazia e "contar vantagem". Em contrapartida,  o publicano reconhecendor de seus pecados, rogava a Deus por sua misericórdia. Considerar-se digno e orgulhar-se disso é muito perigoso, jactanciar-se do que conhece e do que pratica, pensando ser superior e mais espiritual do que outras pessoas,  nos coloca em pé se igualdade com os hipócritas fariseus, impedindo que recebamos mais do Senhor, por nos considerar cheios o bastante.
Não permitamos que o sentimento de orgulho por nossas realizações nos faça acreditar que não necessitamos da misericórdia de Deus. Que a atitude humilde e rara do publicano tome conta do nosso coração,  todos os dias. Reconhecer que necessitamos Dele e de sua misericórdia nos faz caminhar em vitória. 
Amo vocês 
Clébia ✌

4 comentários:

  1. "O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração."

    ResponderExcluir
  2. 1 Coríntios: 10. 12 - "Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia." Devemos sempre vigiar nosso enganoso coração.

    ResponderExcluir
  3. 1 Coríntios: 10. 12 - "Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia." Devemos sempre vigiar nosso enganoso coração.

    ResponderExcluir
  4. 1 Coríntios: 10. 12 - "Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia." Devemos sempre vigiar nosso enganoso coração.

    ResponderExcluir