sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Conduta que inspira

Há uma mandamento de Jesus que nos faz refletir em nossos atos de sempre olhar para "o outro", críticar ,  analisar a vida, o problema,  o erro dos outros ao invés de nos importar primeiramente conosco.
Este mandamento nos direciona a ter uma postura diferenciada, antes de notar o problema das pessoas, preciso resolver primeiramente o meu. 
"E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?  Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão".Mt. 7.3-5
Exigir do outro aquilo que não faço, nem tenho autoridade para tanto é hipocrisia. Jesus deixa claro que esta reação é indigna.
Não podemos fazer uma cirurgia delicada no olho de alguém enquanto tem uma viga pendurada no nosso. A atitude de apontar o erro das pessoas enquanto não atentamos para os nossos não procede de um coração  cheio de amor e misericórdia. 
Queremos um coração sensível,  quebrantado, pleno de características que nos identifiquem com o nosso Senhor, mas somos incompassivos, cheios de julgamentos insensatos. Julgar ações nem sempre é errado, podemos fazê-lo,  mas com autoridade, amor e compaixão,  baseados pelo crivo da Palavra de Deus e não por motivações egoístas e orgulhosas.
Não podemos construir uma espiritualidade opressora da vida alheia, que aponta o cisco no olho do irmão, mas não enxerga uma viga  no seu próprio olho.
Devemos sim  confrontar o erro e até mesmo julgar, mas sobretudo ser exemplo de uma conduta irrepreensível. Que a nossa vida piedosa inspire pessoas, somente os que possuem uma vida dissoluta condena,  critica e julga sem nenhuma autoridade. 
Que sejamos o modelo de uma boa conduta! 
Amo vocês 
Clébia ✌

Nenhum comentário:

Postar um comentário