sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Emoções em controle

Certa vez li uma frase que dizia que "quando não conhecemos as nossas emoções não as controlamos", e constatamos a afirmativa verossímil.
Estar cônscio do seu próprio humor, ter a habilidade de reconhecer o que está sentido,  é uma habilidade difícil,  porque as nossas emoções muitas vezes nos enganam,  achamos que suportamos certas circunstâncias e quando passamos por elas,  temos outra reação,  achamos que "tiraremos de letra" certos percalços e quando menos esperamos sucumbimos ou explodimos, sem contar que as vezes elas mais parecem uma gangorra do que qualquer outra coisa.
Equilíbrio nas emoções,  nem sempre é fácil. Não saber ou reconhecer como nos sentimos de verdade é sempre um grande problema em nossos relacionamentos.
As vezes guardamos sentimentos errados, como a falta de perdão, ressentimento, raiva e tantos outros, que quando manifestados, trazem sérias consequências e conflitos aterradores para a nossa convivência com os que nos cercam. 
Emoções fortes e sentimentos que nos alteram e nos fazem machucar pessoas, agredí-las ou desprezá-las devem ser imediatamente identificados e controlados para que preservemos a paz. 
O livro de provérbios ensina um princípio precioso: 
"Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" Pv.4.23 
Podemos ter controle sobre nossas emoções desde que as reconheçamos e as submetamos em obediência ao Senhor. 
Peçamos aos Senhor que nos ajude a reconhecer as nossas emoções e  identificá-las para que possamos seguir a paz com todos e principalmente conosco!  
Amo vocês 
Clébia ✌

Um comentário: