quarta-feira, 22 de abril de 2015

Para o amadurecimento ou para o padecimento?

"Com as provações  amadurecemos, com as consequências de pecado, padecemos!" 
Embora esse não tenha sido o tema de estudo do nosso pequeno grupo ontem a noite, achei perfeita essa frase da nossa irmã Joana Petrola, quando discutíamos sobre o assunto da noite , "Como você luta?"
O sofrimento sempre baterá à  nossa porta, mas precisamos saber por qual via ele chegou até nós. Temos que compreender que o sofrimento não é incompatível com a vida cristã. 
Quando vem direto das mãos de Deus, ele tem um propósito excelso de nós tornar amadurecidos na fé, firmes na caminhada, seguros no processo.
"... mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança e  a perseverança a experiência, e a experiência a esperança;" Rm 5.3. 
E neste caso, a graça de Deus nos capacita a lidar com o sofrimento, sem perdermos a alegria, o ânimo e a percepção espiritual .
"Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte". 2Co 12.10 
Também tem o propósito de nos purificar e fortalecer. Isso é motivo de regozijo!
"Assim como o ouro é purificado ao passar pelo fogo, assim um cristão é purificado e fortalecido quando passa pela aflição"1Pe.1:6-9
O sofrimento, experimentado por causa de uma vida santa, é agradável diante de Deus.
Mas quando ele vem através de consequências de pecados, de decisões e escolhas erradas, o seu propósito é dolorido e cheio de marcas, que muitas vezes, duram para sempre. O apóstolo Paulo declarou aos Gálatas : “Não erreis, de Deus não se zomba. Aquilo que o homem semear, isso também ceifará” Gl 6:7.
Mas  existe o caminho a ser prosseguido quando essa for a razão do sofrimento. Confissão!
A confissão não apaga as consequências, mas nos ajuda a prosseguir no aprendizado.
"Antes  de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra... Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos" Sal. 119:67,71
Que valorizemos a aprendizagem através dos sofrimentos. E  que atentemos para as nossas escolhas, sofrer com a causa em Deus é extremamente mais leve. Carregar o sofrimento como consequência, além de pesado, desonramos o nosso Senhor e padecemos.
Amo Vocês 
Clébia ✌

6 comentários: