quarta-feira, 1 de abril de 2015

A multidão e o discípulo

Ser seguidor de Cristo  é aceitar os desafios, é estar sujeito às mesmas rejeições que Ele passou, é caminhar em contraposição aos princípios deste século e isto não coaduna com os interesses da multidão.
   Discipulado significa uma consagração total a uma pessoa: Jesus. Discipulado não significa apenas um encantamento pelos seus sinais.  O discípulo o segue pelo compromisso, pela relação de amor e confiança nEle,  existindo ou não milagres. Ser discípulo é diferente de ser multidão.
" Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo".Luc 14.27 
Neste texto(14. 28-33), Lucas assevera que a tarefa do discipulado é um empreendimento que precisa ser devidamente  calculado, se referindo a  uma construção,  é  certo que ninguém inicia uma construção sem calcular os custos antecipadamente. Ele ainda exemplifica a tarefa do discipulado  observando que antes da guerra o exército precisa  ser revistado e  averiguado se ele está forte o bastante para vencer as tropas inimigas. 
Assim também o discípulo, para seguir com Cristo precisa tomar decisões que envolvem toda sua vida. Negar-se a si mesmo, tomar a sua cruz, renunciar...
Palavras duras que  não se aplicam à multidão, esta em muitos aspectos é superficial e descompromissada, os discípulos são intensos e dispostos a enfrentarem o que for preciso. As palavras de Jesus podem até intimidar, pois são  envoltas por grande seriedade, elas  podem não tocar o coração da multidão, mas movem o coração do discípulo.  
   A multidão é inconstante, o  discípulo caminha firmemente com o seu Mestre;  a  multidão tem a visão obscurecida, não enxerga além dos milagres, o discípulo ver através dos olhos da fé, ainda que não aconteça o milagre; a  multidão é imediatista, o discípulo persevera em sua obediência; a  multidão é egoísta, segue a Cristo por interesse, o discípulo simplesmente o ama, e  segue a Jesus  porque é movido pelo compromisso com o seu Senhor! 
Amo vcs 
Clebia ✌

4 comentários: