terça-feira, 26 de julho de 2016

Direção oportuna


O sogro de Moisés era um homem perceptivo, que observava o que acontecia ao seu redor e adiantava ações que poderiam evitar problemas.  Ao visitar o seu genro, percebeu que as inúmeras tarefas e responsabilidades para com o povo estam lhe sobrecarregando, Moisés tinha que ouvir cada situação, analisar os fatos a fim de dar a resposta devida. 
Então, Jetro, sabiamente, o orientou para que ele delegasse as tarefas, e propôs estratégias que o auxiliaram nas inúmeras responsabilidades, comissionando pessoas que poderiam substituí-lo,  assim todos seriam atendidos e o serviço prosseguiria com a cooperação e interação de todos.  
"Não havendo sábia direção cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança".
( Pv. 11. 14)
Jetro percebeu que seu genro tinha tarefas importantes e que as secundárias estavam tomando o tempo, a energia, o esforço daquele homem, prejudicando até mesmo o seu serviço.  
Cedemos a muitas pressões, nos atolamos em inúmeros afazeres e atropelamos as coisas indevidamente. Nestes momentos podemos ouvir aqueles que desejam nos orientar, trazendo direções oportunas para que não nos enfademos com tarefas secundárias e deixemos de atentar para o que é importante.  
" E Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto este lhe dissera;" (Ex. 18.24)
O esgotamento,  o estresse e o  cansaço nos causam sérios problemas de saúde, problemas profissionais e problemas de relacionamento. É importante atentarmos para conselhos de pessoas sábias!  
"Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem". (Pv. 15.22).  
Amo vocês 
Clebia ✌

Um comentário: